Krishnamurti: A Arte de Escutar

"Escutar é uma arte. Para sermos capazes de escutar verdadeiramente, temos de abandonar ou esquecer todos os preconceitos, formulações prévias e atividades diárias. Quando nos achamos num estado mental receptivo, as coisas podem ser compreendidas facilmente; estais escutando quando estais dando real atenção a uma coisa. Mas, infelizmente, costumamos ouvir através de uma cortina de resistência. Protegemo-nos com nossos preconceitos, religiosos ou espirituais, psicológicos ou científicos, com nossas preocupações, desejos e temores de todos os dias. Tudo isso constitui uma cortina, atrás da qual escutamos as coisas. Por conseguinte, de fato, só estamos dando atenção às nossas próprias vozes e não ao que se está dizendo. É sobremodo difícil pormos de parte a instrução, os preconceitos, nossas inclinações, nossa resistência, e transcendermos a expressão verbal para escutar de modo que compreendamos instantâneamente. Esta vai ser uma das nossas dificuldades.
Se, durante estas palestras, algo se disser que contrarie vossa maneira de pensar e vossa crença, dai-lhe atenção, assim mesmo; não resistais. Podeis ter razão, e eu não; escutando, porém, e pensando juntos, podemos descobrir o que é a verdade. A verdade não vos pode ser dada por ninguém. Vós mesmos tendes de descobri-la e para descobri-la é preciso um estado mental de percepção direta. Não há percepção direta quando há resistência, ressalva, proteção. A compreensão vem com o percebimento do que ê. Conhecer exatamente o que é, o fato real, o fato positivo, — sem interpretá-lo, sem condená-lo ou justificá-lo — tal é, por certo, o começo da sabedoria. É só quando começamos a interpretar, a traduzir em conformidade com nosso condicionamento e preconceito, que a verdade nos foge. Devemos proceder como quando investigamos um fato. Quando queremos conhecer uma coisa, saber exatamente como é ela, temos de examiná-la bem; não podemos interpretá-la ao sabor dos nossos caprichos. Analogamente, se sabemos olhar, observar, "escutar”, reconhecer o que é, o problema está então resolvido. É o que vamos tentar em todas estas palestras. Vou mostrar-vos o que é, sem traduzi-lo de acordo com minha fantasia. E vós, tampouco, não deveis traduzi-lo ou interpretá-lo segundo vossa própria experiência ou cultura.
Não é possível termos conhecimento das coisas, tais como são? Partindo deste ponto não há dúvida que resultará compreensão. Reconhecer, perceber, alcançar o que é, põe fim à luta. Se sei que sou mentiroso, se é um fato que reconheço, está acabada a luta. O reconhecimento e a percepção do que somos já é o começo da sabedoria, o começo da compreensão, que nos liberta do tempo. Introduzir o elemento tempo — tempo, não no sentido cronológico, mas entendido como veículo, como processo psicológico, processo mental — é de efeito destrutivo, e gera confusão.
Assim sendo, pode-se ter compreensão do que é, quando o reconhecemos sem condenação, sem justificação, sem identificação. Saber que nos achamos numa certa condição, num certo estado, é já um processo de libertação; mas o homem, sem ter conhecimento da sua condição, da sua luta, procura ser diferente do que é, o que gera hábito. Tenhamos, pois, presente no espírito que precisamos examinar o que é, observar e conhecer exatamente o que tem existência real, sem lhe dar nenhuma tendência, nenhuma interpretação. É preciso ter a mente sobremodo penetrante, um coração altamente flexível, para conhecer e acompanhar o que é. Pois o que é está em movimento constante, em constante transformação, e se a mente se refreia pela crença, pelo conhecimento, não pode acompanhar o célere movimento do que é. O que é não é estático, por certo: move-se constantemente, como vereis se o observardes bem de perto. Para o seguirmos, necessitamos de mente muito ágil e coração flexível e não podemos tê-los, se nossa mente é estática, se está fixada numa crença, num preconceito, numa identificação. A mente e o coração áridos não podem seguir com facilidade e rapidez aquilo que é."
A Primeira e Ùltima Liberdade, pp. 19/21, Krishnamurti, ed. Cultrix




Comentários